Atualmente, a aromaterapia é vista como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim, a prática é uma linha complementar de tratamentos de saúde.
A aromaterapia pode aliviar os sintomas da insônia, asma, resfriado e até da ansiedade e depressão. Além disso, ela também ajuda a fortalecer as defesas do corpo e promover o bem-estar.
O óleo essencial de alecrim, por exemplo, ajuda a diminuir o cansaço mental, melhora a capacidade de concentração e da memória. Além disso, também alivia dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores nas articulações.
Como surgiu a aromaterapia?
Não é possível determinar exatamente quando aconteceram as primeiras destilações de óleos essenciais das plantas.
O mais provável é que tenha sido entre 4 e 5 mil anos atrás.
Os egípcios costumavam utilizar alguns óleos essenciais em tumbas de faraós e em massagens de embelezamento,
No ocidente, acredita-se que a aromaterapia tenha sido trazida no tempo das cruzadas.
Porém foi somente nos séculos XVI e XVII que ela começou a ser mais utilizada, e no século XIX cientistas descobriram o poder curativo que a essência das flores carrega consigo.
Como utilizar as técnicas da Aromaterapia?
A aromaterapia pode ser aplicada de diversas formas: por inalação, difusão aérea dos óleos por meio da evaporação, aplicação de compressas, banhos aromáticos, massagens e
cosméticos que tenham os óleos em sua composição.
Inalação
A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar.
O ideal é que sempre se utilizem óleos essenciais biológicos certificados, para evitar inalar pesticidas e outros químicos que podem acabar intoxicando o organismo.
Aromatizador
Neste caso, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.
Uma solução mais econômica ao uso do aromatizador consiste em colocar as gotas numa xícara com água fervente, por exemplo, pois à medida que a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.
5 respostas
Quero fazer o curso
Sera um prazer te-lá como aluna ❤️
Estou apaixonada pelos óleos essenciais 😍
Muito bom, gostei bastante😉
Eu amo óleos essenciais💚